Lituânia

Destino de férias cultural
Fotos de: Lituânia
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Língua oficial
Lituano.
Moeda local
Euro.
Documentos de Viagem
Os cidadãos não nacionais necessitam de documento de identificação/cartão de cidadão ou passaporte válido para viagens até 90 dias por semestre.


Para estadias superiores a 3 meses deve ser solicitada autorização de residência junto dos serviços de migração do Ministério da Administração Interna lituano (consulte o link em inglês: http://www.migracija.lt/index.php?-1538558935)
Segurança
A Lituânia constitui um país seguro, com uma taxa de criminalidade relativamente baixa. Ocorrem no entanto episódios de assaltos a turistas, sobretudo na época do Verão, mas que na generalidade não são violentos.

Deve ser prestada particular atenção ao estacionamento de veículos em zonas mais isoladas/pouco iluminadas, e evitar deixar objetos de valor dentro das viaturas.
Como chegar
A Lituânia dispõe de três aeroportos internacionais (Vilnius, Kaunas e Palanga).
Saúde e vacinação
É aconselhada a prevenção contra a encefalite da carraça através de vacina, na sequência da deteção de casos de infeção em certas zonas florestais na Lituânia.
Clima
Clima continental. Temperaturas médias: +3 a -5 (inverno) e 16 a 17 (verão).
Gastronomia
Já ouviu falar do cepelinai lituano? Os bolinhos de batata ralados recheados com carne, requeijão ou cogumelos? A cozinha lituana tem profundas tradições e experiências culinárias. E é melhor experimentá-lo viajando pelas diferentes regiões do país, de onde os pratos vieram originalmente. Em Dzūkija, terá "banda" de batata e boba de trigo sarraceno. Na Samogitia, farão kastinys ou sopa cibulinė. Na Sudóvia, cortam um pedaço de skilandis defumado ou puxam uma cabeça de repolho recheado com carne do forno. E em Aukštaitija, definitivamente servirão um copo de cerveja caseira ou gira (kvass).
Quando Ir
A Lituânia, apesar de ser o mais meridional dos países Bálticos tem um clima frio na maior parte do ano. A melhor época para visitar o país é de maio (final da primavera) a começo de outubro (outono).
Principais pontos turísticos
Do centro histórico da capital Vilnius à cidade universitária de Kaunas, passando pela cidade portuária de Klaipéda ou pelos cinco parques naturais do país, todas as viagens à Lituânia valem a pena.
Atrações turísticas na Lituânia
- Vilnius: o espírito extraordinário desta cidade convida-o a explorá-lo dia e noite. Os misteriosos pátios da Cidade Velha e as esculturas que ali habitam, os detalhes arquitetónicos seculares, as águas dos dois rios balançando no meio da cidade, os parques verdes e a sombra do jardim e as ruas animadas que nunca dormem, onde estranhos se tornam conhecidos e o que é estrangeiro se torna seu. Vilnius será uma conquista com suas celebrações e festivais, galerias de arte e salas de teatro e concertos, boutiques locais elegantes, hotéis modernos e elegantes, restaurantes de luxo e comida de rua, discotecas e pequenos bares.
- Kaunas
Kaunas, a segunda cidade da Lituânia, a 100 km a oeste de Vilnius, conserva um belo centro histórico, inúmeras igrejas barrocas, uma catedral do século XV, que foi reformada, adotando o estilo barroco, um interessante museu de instrumentos musicais, um museu de belas artes e edifícios históricos de diferentes épocas. A principal atração turística da cidade, entretanto, é o castelo de Kaunas, do século XIV que teve grande importância militar no passado. Hoje aproximadamente um terço do castelo de Kaunas foi restaurado e reconstruído. Na torre principal funciona uma galeria de arte e um escritório de turismo governamental. Estenda a mão à cidade e faça um balanço dos edifícios Art Deco exclusivos, da arte de rua com cores vivas, dos monumentos históricos e das galerias de arte moderna. E se se encontrar inadvertidamente ao lado de mesas cheias de comida e bebida no Laisvės Alėja, saiba disso: Kaunas gosta de comemorar.
- Klaipėda: a aproximadamente 300 km de Vilnius, é a terceira cidade da Lituânia e único porto importante do país. Esta é uma cidade de verão. Um lugar onde ventos, barcos e pessoas se cruzam. A cidade, com belos parques e praias de areias brancas possui um gracioso centro histórico com casas coloridas e antigas construções, muitas delas em estilo alemão enxamel. É bom lembrar que a cidade pertenceu a Alemanha e parte de sua população tem origem germânica. Klaipėdaé, famosa por o seu âmbar, é visitada expressamente com o objetivo de comprar objetos produzidos com essa resina. Na cidade existe até um Museu do Âmbar, uma das atrações turísticas de Klaipéda.
- Trakai: a menos de 30 km de Vilnius e super fácil de ser visitada, está Trakai, uma pequena cidade situada em uma península que se projeta sobre um lago cercado por pinhais. Lá existe um enorme castelo medieval, inteiramente restaurado

A lista do Património Mundial da Lituânia contempla os seguintes locais:
- Centro Histórico de Vilnius (1994)
- Istmo da Curlândia (2000) (sítio transfronteiriço com a Rússia)
- Sítio Arqueológico de Kernavė (Reserva Cultural de Kernavė) (2004)
- Arco Geodésico de Struve (2005) (sítio internacional em dez países)
Apresentação
A Lituânia é um país e é o estado báltico (antigo bloco soviético de nações na divisa com Polônia, Letónia e Bielorrússia) localizado mais ao sul da Europa. A capital, Vilnius, próxima da fronteira com Belarus, é conhecida pela a sua cidade antiga medieval.
Seja por culpa da brisa do mar Báltico ou dos quase intermináveis ​​dias de verão: a Lituânia tem uma qualidade sobrenatural. No extremo sul dos estados bálticos, as praias são repletas de âmbar e os bosques vivos. O hidromel de estilo medieval e a escultura tradicional em madeira nunca saíram de moda.
A reverência da tradição da Lituânia é uma contracultura animada, particularmente na capital compacta Vilnius. Uma cidade de igrejas e elegância barroca, os encantos de paralelepípedos de Vilnius não passam despercebidos aos turistas. Menos visitados são a segunda cidade de Kaunas e o resort spa Druskininkai, onde a arquitetura do século XIX se mistura com prédios soviéticos. Camuflando o resto da Lituânia estão lagos, florestas de bétulas e pinheiros e terras agrícolas planas; na Lituânia, há espaço para respirar.

Outros destinos turísticos mundiais

Amazónia brasileira
Brasil
Bahamas
Bahamas
Ilha de Curaçao
Curaçao
Ilha da Boavista - Cabo Verde
Cabo Verde

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Melbourne, Austrália
Austrália
Huanchaco
Peru
Córdova, Espanha
Espanha
Luanda
Angola

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais