Praga - República Checa

Destino de férias cultural
Fotos de: Praga - República Checa
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Praga
Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso património arquitetónico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro económico e industrial da República Checa. Situada na Boémia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.

Praga tem uma área de 496 km². Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300 000 pessoas trabalham lá sem no entanto serem residentes, morando em cidades de porte menor vizinhas ou próximas à capital checa, formando, dessa forma a sua região metropolitana, o maior aglomerado urbano do país.
Turismo
Não estranhe ao encontrar, de hora em hora, hordas de turistas apontando as suas câmaras fotográficas para uma elegante torre em Staré Mesto, o centro antigo de Praga. É lá que se encontra o relógio astronómico, uma construção de geometria complexa com um figuras de apóstolos e caveiras em movimento que anunciam a nova hora. Mais: não estranhe se voltar ao relógio algumas vezes durante a sua estadia, tirando as mesmas fotos de diferentes ângulos. Assim é Praga, com a sua arquitetura que mistura do gótico ao renascentista e prédios modernos que convivem lado a lado com um dos maiores castelos do mundo. Atravessará inúmeras vezes a famosa ponte Carlos, construída em 1357 sobre o rio Vltava, e vagueará repetidamente pelas mesmas vielas. Praga é pulsante, seja pela vida noturna agitada, pelas diversas galerias de arte, ou ainda pelo incontável número de turistas que encontrará em praticamente todas as regiões que compreendem o circuito turístico: Staré Mesto, Malá Strana (Pequeno Bairro) e Nové Mesto (Centro Novo). É lá que se encontra a maior parte das atrações, como o bairro judeu, o museu de Franz Kafka ou o imperdível Museu do Comunismo. A cidade kafkaniana está cada vez mais cosmopolita e vibrante.

Praga foi criada para ser conhecida a pé, fazendo paragens estratégicas em um simpático café art-noveau ou num bar para uma deliciosa cerveja de trigo, para ser apreciada sem nenhuma moderação.
Gastronomia
A culinária checa é baseada em pratos com carne de porco e de gado, batatas (cozidas ou em forma de bolinho) e arroz. As salsichas também são bastante comuns nas barracas que vendem comida no centro das cidades. Vêm acompanhadas de uma fatia de pão.
Nas feiras ao ar livre, prove um doce muito comum por aqui - "Ceske Trdlo". Parece uma massa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida a massa recebe uma camada de açúcar e canela. É uma delícia!

Os costumes alimentares da população checa não diferem muito das outras nações europeias. O dia é dividido em partes pela trindade dos pratos: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Para maioria dos checos, almoço é o maior prato do dia. Em casa ou no restaurante, o almoço típico consta de três pratos: sopa, prato principal e sobremesa (ou, eventualmente, salada).

Sopa de creme
Os cozinheiros checos, sabem fazer, além dos caldos sopas cremadas deliciosas, cujo ingrediente principal pode ser carne, leguminosas, ou hortaliça. O valor nutritivo dessas sopas é comparável com o dos pratos principais, podemos recomendar-lhe a sopa de batata, que cheira à manjerona, sopa de goulash servida em prato de pão.

Carne é um elemento estável da cozinha checa. Na mesa podem aparecer: carne de porco, carne de vaca, aves, ou já menos comum, carne de carneiro ou ovelha, carne de caça ou peixe.

Molho de natas – SVICKOVA
É talvez o molho mais típico para a cozinha checa: molho de natas com lombo.

Vepro knedlo zelo
Outro prato tipicamente checo é suíno - bola de massa de pão cozido - chucrute, que é carne de porco assada em forno com knedlík e chucrute bem azedo, molhado em sumo da carne.

Knedlik é um acompanhamento típico de inúmeros pratos da cozinha tcheca– está geralmente ao lado de um pedaço de carne, e quase sempre sendo ladeado por um molho.

Peixe
Apesar de uma típica ementa checa pode parecer não conter nada digno da admiração dos apreciadores dos pratos de peixe, a realidade oferece umas surpresas deliciosas. Carpa é o peixe típico da ceia natalícia, mas os pratos com carpa pode provar durante o ano inteiro, seja o tradicional conforme a receita típica (filetes de carpa panados).

Doces tradicionais checos
Tarte de maçã, o strudel, da República Checa agrada o paladar da mesma maneira como o de outros países.

Cerveja
Os checos consideram cerveja a sua bebida nacional. Escura, clara, misturada, de fermentação alta ... No mercado checo actual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja. As cervejas não podem faltar na oferta de qualquer restaurante, esplanada ou clube. As melhores são cervejas tipo lager - claras ou escuras. O ritual da cerveja contém, como o seu elemento indispensável, a atmosfera típica de tascas e cervejarias checas. As cervejas checas mais famosas sao Pilsner Urquell, Budvaeiser Budvar, Staropramen – mas os amantes da cerveja devem experimentar as outras marcas, como por exemplo a Gambrinus, Radegast e Krusovice que são muito populares em Praga.
Clima
O clima de Praga é caraterizado pela sua natureza "continental", com Invernos frios e Verões quentes. As quatro estações do ano sentem-se de forma perfeitamente demarcada. É contudo de salientar que, talvez devido à humidade reduzida, as temperaturas em Praga são sentidas pelo corpo de forma diferente do que sucede em Portugal. O frio não é tão frio, não se entrenha nos tecidos, não chega aos ossos. O vento forte é raro, e mesmo a brisa não se faz sentir com frequência.
Outros destinos turísticos em:
República Checa
República Checa

Outros destinos turísticos mundiais

Suécia
Suécia
Costa Rica
Costa Rica
Uruguai
Uruguai
Panamá
Panamá

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Bruges, Bélgica
Bélgica
Glasgow, Escócia
Reino Unido
Antofagasta
Chile
Jerez de la Frontera
Espanha

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais