Ilha de São Miguel - Açores

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha de São Miguel - Açores
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Ericeira - Portugal
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Zambujeira do Mar

Ilha de São Miguel
São Miguel, também conhecida como a Ilha Verde, é a maior e mais populosa ilha dos Açores. Possui uma área de aproximadamente 759 km.

Sendo a ilha mais complexa e diversificada do arquipélago, pela riqueza dos relevos e os tipos diferentes de ocupação humana que apresenta, São Miguel proporciona aos seus visitantes um cenário diverso, com belas lagoas, praias, colinas, montanhas, planícies verdes e o sempre presente oceano azul. A ilha é também conhecida pelo premiado Parque Terra Nostra, pelos seus maravilhosos campos de golfe, pelas paisagens majestosas que podem ser observadas de praticamente qualquer local e pela hospitalidade dos seus habitantes.

São Miguel é a ilha com mais oferta turística. A cosmopolita cidade de Ponta Delgada oferece ao visitante uma mistura de vida contemporânea e sabor histórico. Os monumentos, a arquitetura dos seus edifícios centenários, os parques e as ruas calcetadas convivem com uma moderna Marina, bons restaurantes, lojas, bares, cafés e esplanadas à beira-mar.

As principais atividades em São Miguel incluem a observação de baleias, a natação com golfinhos, passeios e caminhadas, mergulho, pesca, passeios de jeep, observação de aves, vela, natação, golfe e muitas outras actividades ao ar livre.

O tempo é melhor entre Junho e Outubro, sendo os meses mais quentes Julho, Agosto e Setembro. De Novembro a Janeiro também é agradável estar na ilha, mas as temperaturas baixam. O período mais chuvoso tende a ser de Fevereiro a Maio.
Turismo
Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança, conhecida como Convento da Esperança ou simplesmente Igreja do Santo Cristo. Abriga a magnífica imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o patrono da maior festa religiosa dos Açores;

Palácio de Santana, uma construção do século XIX, cercado por belos jardins e, actualmente, a residência do Presidente do Governo Regional dos Açores (nem sempre está acessível ao público);

Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, o mais antigo museu do arquipélago, contém valiosas peças etnográficas e importantes colecções de pintura, escultura e fotografia, e oferece exposições permanentes e temporárias;

Lagoa do Fogo. O visitante pode chegar a este local por caminhos verdejantes e depara-se com um cenário intocado e majestoso;

Capela da Senhora da Paz - autêntico Santuário Mariano construído sobre uma colina, proporciona uma excelente vista sobre Vila Franca do Campo e o ilhéu.

Furnas, um vale cercado por encostas verdejantes e floridas. A área das Caldeiras apresenta um cenário único, com as suas aberturas na terra onde em várias crateras borbulha água fervente. Na zona da Lagoa das Furnas outras caldeiras do mesmo tipo podem ser encontradas, embora aí sejam usadas para fins culinários.

Parque Terra Nostra – atrás do hotel com o mesmo nome, é um dos parques mais bonitos de Portugal e conhecido em toda a Europa.

Nordeste, um dos municípios mais bonitos de São Miguel. Os miradouros de Ponta da Madrugada, Ponta do Sossego, Salto da Farinha e Ponta do Estorninho, entre outros, merecem ser conhecidos para admirar as flores e as paisagens deslumbrantes do norte da ilha;

Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha, com uma altitude de 1105m, é um desafio de cerca de hora e meia a pé, por um caminho que oferece uma paisagem magnífica da natureza impoluta.

Lagoa das Sete Cidades: duas lagoas gémeas, de cores diferentes, facultam um espectáculo único, constituindo a maior cratera de vulcão extinto existente nos Açores, com 12 km de perímetro.

Várias praias em toda a ilha onde se pode nadar, incluindo Milícias, Pópulo, Ribeira Grande (areal de Santa Bárbara, um local popular entre os surfistas), Agua D'Alto, Vinha d'Areia (Vila Franca do Campo), Moinhos (Porto Formoso), Mosteiros e Ribeira Quente.

Poços de São Vicente – uma piscina natural, de água cristalina;

Termas da Ferraria – um spa natural de águas termais e uma piscina natural cuja água chega a atingir os 40ºC, variando consoante os horários das marés.

São Miguel é a ilha com a mais variada gama de actividades, devido a não ser apenas a maior ilha, mas também por ser uma paisagem verdejante e cheia de belas praias, lagoas, montanhas e um terreno feito para actividades na natureza.

Lagoas e ribeiras As ribeiras entre as ravinas densamente florestadas com água transparente que reflectem as margens verdejantes. Pode-se pescar trutas, carpas e lúcios.

A Lagoa das Sete Cidades é rica em carpa e perca. Na Lagoa do Fogo trutas e carpas são abundantes, enquanto na Lagoa Rasa e de São Brás são o lar do achigã. Na Lagoa das Furnas, é possível pescar a truta, perca, carpa e sandre.

A vida subaquática São Miguel é caraterizada pelas águas mornas e transparentes, com espectaculares falésias, vales e crateras. Uma rica e variada flora e fauna são atracções para aqueles que estão interessados em mergulho e observação subaquática. Em S. Miguel é possível encontrar milhares de pequenos paraísos ao longo da costa onde se pode apreciar todos os encantos do mar, de dia ou de noite. Áreas privilegiadas para a observação submarina são Ponta da Galera, o litoral na área de Feteiras e os Ilhéus de Vila Franca e Mosteiros. Um navio chamado Dori encontrasse afundado perto do porto de Ponta Delgada, a uma profundidade de máxima de 20 metros, sendo desta forma fácil o acesso ao comum dos mergulhadores.

Os produtos mais populares em São Miguel giram em torno de olaria, cerâmica, bordado, queijo e ananás, chá e tabaco.
Gastronomia
Em São Miguel, as receitas tradicionais antigas permanecem vivas em pratos suculentos como o caldo azedo (um tipo de sopa), as Couves solteiras (preparado com repolhos), fervedouro, polvo guisado em vinho de cheiro, torresmos de molho de fígado, caldeirada de peixe, arroz de lapas, ensopado de trutas e lapas de molho Afonso. A estes juntam-se o cozido preparado nas Furnas, onde a panela que contém carne, enchidos locais e legumes, é enterrada no solo, envolta em um saco de pano, ou dentro de uma panela, para que o calor vulcânico efectue o seu trabalho e, algumas horas depois, está pronto para encantar o paladar com o seu rico sabor.

Lagosta, cavaco, santola e lapas satisfazem as necessidades dos amantes de marisco. Quando se trata de queijo, São Miguel pode oferecer uma variedade de queijo fresco, feito com leite de cabra e o famoso queijo da ilha, feito de leite de vaca e com um sabor picante, quando seco. As velhas receitas tradicionais de doces fazem a alegria das pessoas com um dente doce. Exemplos disso são as queijadas de Vila Franca do Campo, os concertos da Ribeira Grande, o bolo levedo de Furnas, bem como a barriga-de-freira, massa sovada, bichos de amêndoa e compota de Capucho. A região da Caloura produz um vinho, chamado vinho de cheiro ou morangueiro, que é leve e tem um sabor caraterístico. Os licores de maracujá e ananás são formas agradáveis de terminar uma refeição.

Ananás e chá - Uma das curiosidades sobre São Miguel são as estufas de ananás, que produzem frutos saborosos e doces durante todo o ano para os mercados em vários países Europeus. As principais concentrações de estufas situam-se nas áreas da Fajã de Baixo, Lagoa e Vila Franca do Campo.

O chá, bebida deliciosa trazida da China, também é produzido em plantações que atraem a atenção por causa da vista sobre os encantadores arbustos de chá verde que cobrem montes e vales, divididos em campos por sebes de araucárias e cedros japoneses.

O crescimento do Chá teve início em finais do século XIX, e em 1878 dois chineses chegaram a São Miguel para ensinar os ilhéus as tarefas complexas envolvidas na sua preparação. As principais plantações estão localizadas na Gorreana, junto à antiga Capela da Senhora do Resgate.
Clima
À semelhança das outras ilhas no arquipélago, o clima em São Miguel é influenciado pela corrente do Golfo. O Anti-Ciclone dos Açores funciona como uma força moderadora na ilha, mantendo as temperaturas entre os 14ºC (57ºF) e os 27ºC (80ºF) ao longo de todo o ano. Dada a sua localização, a ilha está sujeita a tempestades, ventos forte e precipitação elevada durante o Inverno. A existência de zonas com micro-clima, como Porto Formoso, Capelas e Caloura, permite que haja quase sempre um local onde o sol brilha.

Outros destinos turísticos mundiais

Belize
Belize
Phuket, Tailândia
Tailândia
Amazónia brasileira
Brasil
Ilhas Fiji
Fiji

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Vigo, Galiza
Espanha
Hanói
Vietname
Praga - República Checa
República Checa
Berlim
Alemanha
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais