Covilhã

Destino de férias de Montanha
Fotos de: Covilhã
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Covilhã
A Covilhã é uma cidade portuguesa, porta da Serra da Estrela, com cerca de 35 000 habitantes cujo perímetro urbano é formado por cinco freguesias: Covilhã e Canhoso, Teixoso e Sarzedo, Cantar-Galo e Vila do Carvalho, Boidobra e Tortosendo.
É sede de um município com 555,60 km² de área3 e subdividido em 21 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Seia e Manteigas, a nordeste pela Guarda, a leste por Belmonte, a sul pelo Fundão e a oeste por Pampilhosa da Serra e Arganil.
É a terra da indústria da lã, de cariz operário, berço de descobridores de quinhentos, hoje uma cidade com Universidade pública.
A Covilhã está situada na vertente sudeste da Serra da Estrela e é um dos centros urbanos de maior relevo da região juntamente com Coimbra, Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Guarda, Castelo Branco etc. O seu núcleo urbano estende-se entre os 450 e os 800 m de altitude.
O ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre (1 993 m), pertence às freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), sendo, por isso, pertença de três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia,7 mas dista cerca de 20 km do núcleo urbano da Covilhã, sendo a Covilhã, por isso, a cidade portuguesa mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental.

É uma cidade de caraterísticas próprias desde há séculos, conjugando em simultâneo factos interessantes da realidade portuguesa.
Turismo
A Covilhã está localizada na área da Serra da Estrela - uma bela montanha no centro de Portugal. Esta montanha tem o ponto mais alto de Portugal continental - cerca de 2.000 m acima do nível do mar - e a Covilhã fica a cerca de 20 km daquele ponto, chamada Torre. Ao longo da estrada sinuosa e estreita que liga a Covilhã à Torre, irá encontrar vários miradouros ou miradouros. Alguns deles são identificados com nome e altitude, mas a maioria deles é apenas "espaço" pela estrada onde pode estacionar o carro e se aproximar dos penhascos.

As vistas destes lugares são lindas. A montanha é grande, forte, rochosa, deserta ... imponente !!!! O ar é fresco e puro.

O Parque Natural da Estrela começa mesmo ao lado da Covilhã e tem dentro do pico mais alto de Portugal Continental, muitas vezes preenchido com neve durante o inverno.

O cenário áspero e montanhoso pontilhado de pequenas lagoas oferece locais de rara beleza.

O centro da cidade tem alguns monumentos para ver e algumas casas senhoriais. Um dos destaques é a Igreja de Santa Maria Maior. Escondido no centro da cidade, tem uma bela fachada de azulejos do século XIX.

Não muito longe do Inferno (a cascata), aproveite a vista de uma pequena área de observação. Abaixo está uma pequena aldeia ao longo das margens do rio Zerere, com as encostas mais baixas do vale agora cobertas de árvores.

A cascata conhecida como Poço do Inferno. O passeio em si é bastante agradável e a cascata também é muito cénica, onde o rio Leander flui através de um desfiladeiro para se juntar ao Zezere bem abaixo. O fluxo de água não era muito espetacular, mas a piscina de água ao pé das cataratas é cristalina.
Gastronomia
A gastronomia de Portugal é muito variada e a Covilhã é uma das zonas com mais pratos típicos como por exemplo Açorda de Bacalhau com Tomate, Pudim de Leite, Sopa da Beira, Sopa da Beira Baixa, Trutas à Moda de Manteigas, Trutas Recheadas com Presunto, Peixe do Rio, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com Broa, Bacalhau à Conde da Guarda, Bacalhau à Assis, Panela no Forno, Cabrito na Telha, entre outras delícias que não querer deixar de provar!
Clima
O clima do município é mediterrânico sendo que as precipitações são mais escassas no verão. Os Verões apresentam temperaturas altas, enquanto os Invernos têm temperaturas amenas durante o dia e mais baixas à noite. O frio aumenta conforme a altitude, variando de temperaturas mais altas nas partes mais baixas a temperaturas negativas e ocorrências de neve, por vezes abundantes, nas áreas mais elevadas, como a localidade de Penhas da Saúde, acima de 1 500 metros de altitude, a apenas 9 km da Torre. Na área urbana da Covilhã, a neve raramente aparece e geralmente não acumula sobre o solo. Quanto à vegetação, há o predomínio de bosques, com árvores como o carvalho e a azinheira, entre outras. Entre a vegetação arbustiva, a carqueja é bastante encontrada. A vegetação torna-se escassa em direcção à Torre.

O mês mais quente é Agosto, com temperatura média de 22,2°C, enquanto o mês mais frio é Janeiro, com média de 6,2°C. A temperatura média anual da Covilhã é de 13,6 C e a precipitação média anual é de 1 082 mm.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Equador
Equador
Bretanha, França
França
Ilha de São Tomé
São Tomé e Príncipe
Ilha de Milos
Grécia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Catania
Itália
Colombo, Sri Lanca
Sri Lanca
Tânger, Marrocos
Marrocos
Bogotá
Colômbia

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais