São Tomé e Príncipe

Destino de férias em Ilha Tropical
Fotos de: São Tomé e Príncipe
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Documentação
Os pedidos de visto deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 7 dias, numa Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe. Os pedidos de visto para entrada no país de elementos de organizações internacionais deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 72 horas.

Os cidadãos estrangeiros provenientes de países ou áreas geográficas onde não exista representação diplomática ou consular de S. Tomé e Príncipe poderão solicitar uma Autorização de Entrada, diretamente ao Serviço de Migração e Fronteiras, usando o “eVisaST” através do endereço electrónico www.smf.st/virtualvisa, com uma antecedência mínima de 7 dias úteis.
Língua oficial
Português
Moeda
Dobra são-tomense
Turismo
Praias
As praias de São Tomé e Príncipe estão longe de estar lotadas. A costa tem muitas praias, quase sem pessoas. Pode ver um pescador saindo para o mar e nada mais. Se gosta de ter uma praia para si mesmo, este é o lugar certo para você.

Observação de pássaros
São Tomé não é apenas um local turístico, mas também um monte de aves. Especialistas avistaram mais de 135 espécies em 40 famílias nas ilhas. A maior variedade de aves será encontrada na parte sul da ilha de São Tomé, mas também na ilha do Príncipe, onde os papagaios ainda vivem livres na selva.

Passeios de barco
Tire um dia para explorar o belo litoral de barco. Ambos os barcos a vela e lanchas estão disponíveis. Ao longo do caminho pode ver golfinhos brincando ao redor do barco e até mesmo baleias.

Boca do inferno
Um par de quilômetros ao sul de São Tomé, encontrará Boca de Inferno, a boca do Inferno. É um fenômeno natural causado quando as ondas encontram uma ravina estreita que termina em um porão com um buraco no telhado. A água é então forçada para cima através do buraco e cria uma cascata de água que dispara para o ar. É uma cena muito dramática quando as grandes ondas atingem os penhascos negros.

Cascata São Nicolau
Um par de quilómetros nas montanhas encontrará a Cascata São Nicolau. É uma bela cascata que parece sair de uma parede da selva.

Pesca
As águas ao redor de São Tomé e Príncipe estão cheias de peixes de diferentes tipos.

Casas de plantação
Reserve alguns dias para ver as diferentes casas de plantação que foram usadas durante o passado colonial. Muitos deles agora administram os pequenos hotéis e cafés onde pode passar a noite e relaxar nas grandes varandas.

Aqui estão algumas plantações para ver:

Monteforte Rock
Rock de Bombaim
Roca de São João
Eu comi café
Ribiera Peixe
Izé água
Ponta do Sol (no Príncipe)

Museu de São Sebastião
Esta antiga fortaleza localizada no porto de São Tomé é agora utilizada como museu e alberga uma colecção de arte religiosa e artefactos dos tempos coloniais. Uma das coisas mais estranhas são os restos de um dos reis de cacau armazenados em uma caixa sob sua pintura.

Do telhado do museu tem uma boa visão sobre o oceano e o farol ainda está em uso hoje.

Illhue das Rolas
Esta pequena e bela ilha situa-se a sul da ilha de São Tomé. Na ilha encontrará praias muito bonitas e um monumento apontando fisicamente o equador que atravessa a ilha.

Pico São Tomé
Subir do nível do mar até 2024m através da selva exótica. Do topo do velho vulcão terá uma vista fantástica.

Praia de Jalé e tartarugas marinhas
Na borda sul da ilha de São Tomé, encontrará a Praia Jalé. É uma praia onde gigantes tartarugas marinhas sobem pela manhã para deitar seus ovos na areia. É possível passar a noite na praia em pequenas cabanas sem eletricidade. A praia é vigiada e, se as tartarugas comerem de manhã, pode pedir aos guardas que o acordem para experimentar o procedimento extraordinário.

Mergulho
Experimente o fantástico mundo subaquático ao redor das costas. As águas mornas e claras estão cheias de peixes e outras criaturas interessantes como muraenas, polvos e tartarugas marinhas verdes.

Observando a baleia
Durante os meses de Julho a Outubro, as baleias-jubarte visitam as águas em torno de São Tomé à medida que se deslocam das áreas de alimentação de verão, em baixas latitudes, para áreas mais tropicais de acasalamento e parto.
Gastronomia
Dispondo de vasta extensão marítima, é natural que o peixe seja um elemento proeminente na cozinha são-tomense. Os peixes são normalmente muito frescos o que os torna mais saborosos. Para os apreciadores de mariscos, a lagosta, a santola, o búzio, o polvo e o choco são muito apreciados.
Por outro lado, a existência de terras férteis e vegetais em abundância conferem um sabor especial a culinária são-tomense. A banana é confecionada de várias formas, cozida, frita ou assada acompanhada de legumes com o peixe cozido ou grelhado. O calulú, prato tradicional muito apreciado por famílias são-tomenses que assemelha-se a uma sopa com peixe seco ou carne, serve-se acompanhado de puré de banana ou de arroz cozido. De uma forma geral, a cozinha são-tomense é rica e com elevado valor nutritivo em proteína animal e vegetal.

A herança cultural são-tomense também está patente na gastronomia, através de pratos com origens tão diversificada particularmente Portugal e Cabo Verde.
Clima
O clima é tropical húmido, onde as temperaturas variam entre 21ºC e 27ºC com frequentes precipitações sobretudo no sul da ilha de São Tomé e no Príncipe. Verificam-se somente duas estações climáticas; seca que ocorre entre os meses de Junho a Agosto localmente conhecida por gravana e a estação da chuva que ocorre nos restantes meses. Ao longo do ano, ocorrem 1760 horas de sol descendo para 1300 horas entre 500 a 1000 metros de altitude.
A sua orografia montanhosa proporciona vários microclimas. As zonas mais elevadas têm uma grande pluviosidade podendo atingir 7.000 mm por ano, enquanto que as zonas baixas (Norte e Nordeste) registam menos chuvas sendo genericamente inferior aos 1.000 mm por ano.
Segurança
As condições de segurança são razoáveis. Os índices de criminalidade em São Tomé e Príncipe, ainda que baixos, registam um aumento, especialmente os crimes contra as propriedades e as pessoas. É aconselhável precaução com os roubos, em particular nas praias aparentemente desertas.
Saúde
A rede sanitária é deficiente. As infra-estruturas hospitalares são extremamente limitadas e muitos medicamentos não existem.

As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns. Tem-se verificado uma regressão da taxa de incidência do paludismo mas o viajante deve tomar as precauções usuais: usar repelente à noite, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro sempre que possível. Também a febre tifóide, a tuberculose, o tétano e a cólera devem ser levadas em conta pelo viajante.

Aconselham-se as seguintes precauções gerais: o uso de repelentes de insectos, a não ingestão de alimentos crus e de água não engarrafada. É aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência. A vacina contra a Febre Amarela deixou de ser obrigatória.

É aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.
Eletricidade e Telecomunicações
Eletricidade
A eletricidade é de 220V e 50 Hz.
Aconselha-se ter um kit universal de adaptadores para as tomadas.


Telecomunicações
A rede telefónica interna e internacional funciona bem. Existem algumas cabinas de telefone público no país.
Outros destinos turísticos em:
São Tomé e Príncipe
Ilha de São Tomé
Ilhéu das Rolas - São Tomé

Outros destinos turísticos mundiais

Bulgária
Bulgária
Ilha de Martinique, Caraíbas
Martinica
Valparaíso, Chile
Chile
Ilha de Antígua
Antígua e Barbuda

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Jerez de la Frontera
Espanha
Puerto Varas, Los Lagos
Chile
Puno
Peru
Frankfurt
Alemanha

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais