Fátima

Destino de férias religioso
Fotos de: Fátima
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Fátima
Fátima é uma cidade portuguesa, sede de freguesia, subdivisão do concelho de Ourém, com 71,29 km² de área e 11 596 habitantes (2011). Densidade: 162,7 hab/km². Pertence ao Distrito de Santarém, na região de Lisboa e Vale do Tejo e sub-região do Médio Tejo. A sua fama mundial se deve ao fato de que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria alegadamente apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

A nível eclesiástico, a cidade é simultâneamente sede de diocese com a cidade de Leiria. O nome foi modificado pelo papa João Paulo II a 13 de Maio de 1984. A única paróquia existente na cidade tem como orago Nossa Senhora dos Prazeres. A freguesia da Serra, como era originalmente conhecida fora desmembrada da Colegiada de Ourém no ano de 1568.
Turismo
Em 1917, três crianças pastoras -- Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto -- testemunharam uma suposta série de aparições da Virgem Maria. Cercados inicialmente de descrença por parte da população e da própria igreja católica, fenômenos naturais ocorridos durante um dos eventos fez muitos mudarem de ideia.

Hoje a pequena cidade de Fátima, o mais importante santuário católico de Portugal, atrai anualmente cerca de 4 milhões de peregrinos. Boa parte desta grande popularidade veio da força do culto mariano, rejuvenecido no século 20, e também de sua adoração por parte do papa João Paulo II. O santo padre polonês, guardião dos três mistérios revelados pela Virgem às crianças, visitou Fátima por três vezes e beatificou duas das crianças -- os irmãos Francisco e Jacinta -- em 13 de Maio de 2000, aniversário da primeira aparição. Lúcia, prima dos outros dois pastorinhos e falecida em 2005, teve seu processo de beatificação iniciado em 2008.

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Por sua ampla praça principal chegam milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos ou prostrados. Muitos fazem vigílias noturnas, rezando o terço a luz de velas, em datas comemorativas e relembrando as datas das aparições. Os dias 13, e principalmente os de maio e outubro, costumam lotar a cidade de pessoas.
Gastronomia
Em qualquer Restaurante em Fátima poderá encontrar pratos típica da zona, o mais famoso o o Leitão da Bairrada um prato a não perder. Pode encontrar este prato na maioria dos restaurantes do Norte de Portugal.

Os enchidos também fazem parte do nosso dia a dia mas mesas portuguesas. Temos os mais variados tipos de enchidos de porco como o chouriço, linguiça, paio, e o que sabe melhor é comer uma linguiça na brasa com uma fatia de pão.

O pequeno-almoço como não podia deixar de ser é um café e uma sandes. Ao almoço temos de comer bem e se estamos entre amigos o almoço pode durar várias horas. Na maioria dos restaurantes a cozinha está aberta entre as 13H e as 16 Horas para o almoço e o jantar serve-se a partir das 20h. Normalmente nestes restaurantes o menu costuma ter 2 pratos: Uma sopinha como entrada e de segundo prato algo mais consistente.

As sobremesas mais típicas de Fátima, são o arroz doce como característico sabor a Canela, o pudim flan com caramelo e para quem gosta de sabores bem doces recomendamos o Toucinho do Céu.
Clima
Fátima situa-se no coração da Serra de Aire, a pouco mais de 300 metros de altitude. Como tal, está na confluência de três zonas geográficas e administrativamente diferentes: o Ribatejo, a Estremadura e, a Beira Litoral. Pode dizer-se que, apesar de estar integrada no concelho de Ourém, (distrito de Santarém) já pertence à Beira Litoral, por este estar localizado no extremo noroeste do distrito.

Logo está na zona de transição entre o clima mediterrânico com influêcia marítima (csb), típico do litoral oeste e, o clima mediterrânico continentalizado (csa) típico do interior. Assim sendo o clima da cidade de Fátima, carateriza-se por verões quentes, secos e bem soalheiros, com temperaturas que variam, aproximadamente entre os 30ºC e os 15ºC e invernos frescos, húmidos e com temperaturas que variam normalmente entre os 15ºC e os 5ºC.

A queda de neve, pode ocorrer, ocasionalmente, em invernos mais frios, ainda assim com alguma dificuldade. A última vez que nevou na zona, foi a 27 de Fevereiro de 2013, embora não tenham ocorrido quaisquer transtornos.Ainda este século, nevou também no dia 10 de Janeiro de 2010 (com pouca intensidade), e a 29 de Janeiro de 2006, nevão este que obrigou ao corte da principal auto-estrada do país (A1) entre Santarém e Leiria.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Moçambique
Moçambique
Bonaire
Bonaire, Santo Eustáquio e Saba
Ilhas Cook
Ilhas Cook
Jamaica
Jamaica

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Viena de Àustria
Áustria
Florença, Itália
Itália
Sidney, Austrália
Austrália
Mérida, Espanha
Espanha

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais