Serra da Estrela

Destino de férias na neve
Fotos de: Serra da Estrela
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Ericeira - Portugal
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Zambujeira do Mar

Serra da Estrela
Serra da Estrela é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra de Montejunto, e o seu cume-pai é o Pico Almanzor. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela orografia de proporções colossais ( vd. p.e. Cântaro Magro) bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.
Turismo
Esta é a maior área protegida em Portugal, ocupando um total de cerca de 1.000km2. Inclui a cadeia montanhosa da Serra da Estrela, essencialmente granítica, mas com alguns afloramentos de xisto.
Alguns dos principais rios portugueses (Mondego, Zêzere, Alva) têm suas nascentes dentro dos limites do Parque Natural, que também contém vestígios de antigas geleiras (vales em forma de U, lagoas, pedras irregulares de granito, cavidades). O parque é o lar do ponto mais alto de Portugal continental, a Torre, com uma altura de quase 2.000m.
O clima é influenciado tanto pelo Mediterrâneo como pelo Atlântico, e o planalto central do parque é considerado uma Reserva Bio-genética pelo Conselho da Europa.
Gastronomia
A gastronomia da Serra da Estrela, típica das Beiras, é das mais ricas a nível nacional. O queijo da serra da Estrela é o produto mais conhecido – e mais procurado –, mas os enchidos e presuntos, o mel, e os doces são igualmente muito apreciados. Nos restaurantes de toda a zona pode descobrir os deliciosos pratos de caça, como o javali à caçador, o coelho estufado com ameixa ou a perdiz de escabeche, pratos de peixe, como a truta recheada com presunto, ou o famoso cabrito à serrana. No restaurante a Cascata, em Manteigas, pode deliciar-se com o javali estufado, as feijocas, a chanfana de cabrito e o cabrito assado no forno. No Vallécula, em Valhelhas, aprume os cinco sentidos ao provar o coelho com castanhas ou o javali de montaria à Beira.
Clima
A serra da Estrela situa-se na transição entre as regiões amenas e húmidas do domínio temperado oceânico, a norte, e as regiões quentes e de verões secos, de influência mediterrânica, a sul. A sua altitude elevada face aos terrenos circundantes, a organização geral do relevo e a relativa proximidade ao oceano Atlântico, a cerca de 100 quilómetros de distância, desempenham um papel determinante no complexo mosaico de climas locais que caracteriza a região .

A precipitação média anual atinge valores superiores a 2500 mm, nas áreas de maior altitude do Planalto Superior, Alto da Pedrice e Poios Brancos, enquanto que os valores mínimos se verificam nas áreas basais, nos setores noroeste e sudeste, com cerca de 1000 a 1200 mm. Uma área significativa da serra da Estrela, situada acerca de 1400 metros de altitude e que abrange os planaltos das Penhas Douradas, do Curral Martins e do Curral do Vento, recebe uma precipitação média anual, que varia entre os 2000 a 2500 mm. O regime de precipitação na região é marcado por uma notória influência mediterrânica que se traduz em verões quentes e secos e invernos húmidos, bem como pela irregularidade interanual e intermensal da precipitação.

A queda de neve é mais frequente de dezembro a março. Nas Penhas Douradas, no período entre 1941 e 1970, observou-se um número médio de 33 dias de queda de neve e uma cobertura do solo com neve de 52 dias. Nas áreas mais elevadas da serra estes valores são superiores, enquanto que nas zonas mais baixas o número de dias com queda de neve é pequeno e irregular.

As temperaturas médias mensais, a partir dos dados recolhidos na estação meteorológica das Penhas Douradas, situada a 1383 metros de altitude, revelam que janeiro é o mês mais frio (2,5°C) e julho o mês mais quente (17,4°C), verificando-se uma evolução mensal regular entre os valores mínimos e os valores máximos. No que respeita à temperatura média mínima, janeiro é igualmente o mês mais frio, com um valor de -0,1°C. Apenas dezembro, janeiro e fevereiro apresentam temperaturas médias mínimas inferiores ou próximas de 0°C. Durante o verão, a média mínima é relativamente alta, sendo da ordem de 11 a 12°C. As temperaturas médias máximas apresentam um padrão térmico semelhante, alcançando no inverno valores de 4 a 6°C e nos meses mais quentes de 20 a 22°C, evidenciando o carácter quente do verão em Portugal. No topo da serra, a temperatura média anual é da ordem de 4ºC, sendo fevereiro o mês mais frio, com um valor de -2ºC, e julho o mês mais quente, com 12°C.

Outros destinos turísticos mundiais

Ilhas Maurícias
Maurícias
Sardenha
Itália
Letónia
Letónia
Dubrovnik
Croácia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Victoria - Canadá
Canadá
Oruro, Bolívia
Bolívia
Florença, Itália
Itália
Bilbao
Espanha
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais