Tavira - Algarve

Destino de férias de praia
Fotos de: Tavira - Algarve
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Tavira
Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve.

É sede de um município com 606,98 km² de área, subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Fica na zona Sotavento (Algarve oriental).
Turismo
O castelo e os muitos campanários das igrejas. O espelho de um rio onde se reflectem casas e jardins. Os triângulos dos telhados de tesouro. Os horizontes de praia e mar. Encantos de Tavira, cidade de arte e história, ponto de visita obrigatório no roteiro cultural do Algarve.

Castelo
Igreja de Santa Maria do Castelo
Igreja da Misericórdia
Igreja de Santiago
Igreja de São Paulo
Igreja do Carmo
Igreja de São José do Hospital
Igreja de São Francisco
Igreja de Santo António
Capela de São Sebastião
Ermida de Nossa Senhora da Consolação
Capela de Santa Ana
Ermida de Nossa Senhora do Livramento
Ermida de São Pedro Gonçalves Telmo
Lagar Museu (Casa das Artes)
Forte do Rato
Ermida do Calvário
Palácio da Galeria
Torre de Tavira – Câmara Obscura
Centro Histórico

Tavira tem um segredo que merece ser descoberto percorrendo as ruas: são as portas de reixa, de finos entrelaçados de madeira, evocadoras da herança árabe presente na cultura algarvia.

Praias
Em Tavira, a Serra do Caldeirão desce numa sucessão de colinas suaves até ao mar, ajardinada com pomares de sequeiro, onde oliveiras, amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras espalham aromas adocicados que se misturam com a maresia. A linha de costa é arenosa e suave, tranquila e muito convidativa nos seus 11 km de praias de areia fina e branca e água muito morna. Também aqui se atravessa a Ria Formosa, que se extingue na Península de Cacela, o que proporciona aprazíveis passeios de barco e a observação da flora e fauna da zona húmida, com realce para a avifauna aquática. Estima-se que, entre espécies residentes e de passagem, a Ria Formosa acolha mais de 30.000 aves anualmente.
A proximidade da ria oferece ainda ao concelho vantagens na pesca, possuindo Tavira o único arraial existente no país, o Arraial Ferreira Neto, que em tempos acolheu as famílias dos pescadores e os aparelhos de pesca do atum. O Arraial, agora transformado em hotel, conserva um museu sobre esta antiga arte de pesca. Outros elementos marcam ainda a imagem do concelho: as salinas, cuja luz clara quase encandeia e os curiosos telhados de tesoura, telhados de quatro águas muito comuns em Tavira, sobretudo em casa apalaçadas.
Gastronomia
As tapas são sinónimo de Espanha, mas a arte de tapear não é exclusiva de "nuestros hermanos". Que o digam os tavirenses e toda a população do Sotavento algarvio, com grandes tradições nos petiscos. São refeições simples, servidas em pratinhos, acompanhadas normalmente por um copo de vinho ou uma cerveja e comidas a qualquer hora do dia, que fazem, com efeito, parte dos hábitos diários daquela zona do Sul do País.
São famosos, em Tavira, os petiscos à base do atum e do polvo, mas também de outras espécies como o camarão, choco, raia e lingueirão. Quem já os conhece e aprecia sabe como é agradável e refrescante, ao fim de uma tarde de Verão, petiscar uma estopeta de atum ou uma salada de polvo, regadas por uma cerveja gelada. São pratos típicos de um concelho do litoral, plantado à beira de uma ria, a Formosa, que fornece um vasto conjunto de espécies piscícolas, mariscos e bivalves. Atum à Balocas, salada Infante, feijoada de lingueirão, mimos de camarão, carapaus alimados, raia alhada, estopeta de atum, maionese de polvo, chocos fritos, polvo estufado e salada de polvo são os pratos que pode encontrar nos diversos restaurantes.
Clima
O clima da região é temperado mediterrânico; de acordo com a classificação climática de Koppen, Tavira apresenta um clima temperado com um Inverno chuvoso e um Verão seco e quente (Csb). A temperatura média anual ronda os 18 °C, tal como no restante litoral e barrocal do sotavento algarvio. No mês de Agosto as temperaturas máximas rondam os 30 °C e as mínimas os 19 °C, ao passo que no mês de Janeiro as máximas rondam os 16 °C e as mínimas os 7 °C. Atendendo à normal climatológica 1961-1990, a cidade apresenta uma precipitação média anual de 576 mm, distribuída ao longo de cerca de 65 dias, concentrados essencialmente entre Outubro e Abril. A precipitação encontra-se essencialmente concentrada entre Outubro e Fevereiro, sendo Dezembro o mês mais chuvoso do ano, com cerca de 100 mm de precipitação média. Existem cinco meses secos, de Maio a Setembro. O Outono climatológico, regra geral, tem início em meados de Outubro. Durante o Outono e o Inverno são frequentes períodos curtos de precipitação intensa e trovoada, que alternam com dias amenos de céu limpo. As ondas de frio são raras e muito curtas, e ocorrem essencialmente no final de Dezembro ou no início de Janeiro: nos anos em que se verificam estes fenómenos meteorológicos, as mínimas podem se aproximar dos 0 °C. A última vez que ocorreu queda de neve na cidade foi em Fevereiro de 1954, mas na madrugada de 1 de Fevereiro de 2006 nevou na Serra do Caldeirão, na região de Cachopo. a Primavera climatológica pode ter início no final de Fevereiro, e é uma estação inconstante, podendo oscilar de ano para ano entre seca ou chuvosa. Na Serra do Caldeirão, a precipitação média anual supera os 800 mm, e existem apenas quatro meses secos (Maio supera os 30 mm); para além disso, a temperatura média anual é inferior ao litoral. Na região serrana os fenómenos convectivos podem ser frequentes na transição da Primavera para o Verão (Abril e Maio) e do Verão para o Outono (Setembro e Outubro).
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Andorra
Andorra
Suécia
Suécia
Cabo Verde
Cabo Verde
Ilhas Canárias
Espanha

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Colombo, Sri Lanca
Sri Lanca
Liverpool
Reino Unido
Lausanne
Suíça
Joanesburgo
África do Sul

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais